terça-feira, janeiro 11, 2005

Um dia no estúdio

Nesta segunda feira fui finalmente aos estúdios acompanhar a gravação dos anúncios.
Afinal desta vez até tive oportunidade de comentar com os actores o que eu estava a pensar. Inclusivamente deu para fazer alguns ajustes, mas quem tinha a última palavra era sempre a senhora que estava fora do estúdio para quem telefonavamos e numa chamada de 30 seg. tomava todas as decisões. Ainda conseguiu arruinar um dos anúncios assim como quem não quer a coisa.
Mas pronto, hoje não estou aqui para falar mal.
O que eu quero é contar sobre o ambiente de estúdio. É tal e qual como vocês imaginam.
Uma grande vivenda transformada para o efeito com várias salas com diferentes objectivos.
Numa delas era onde se faziam as locuções. Toda em madeira, tal e qual como imaginamos, e com uma pequena salinha com um microfone e duas portas de vidro sobrepostas.
Depois o Sr. que dirige aquilo tudo tem um painel que mais parece um cockpit de um avião. Tinha para além de toda a aparelhagem imaginável um aparelho que fazia comunicações para Espanha. Assim era possível seguir de lá em directo aquilo que se fazia cá.
Mas o mais interessante eram as pessoas.
Um dos Homens mais cativantes era um Sr. já da sua idade que alguém disse logo “se tu estas ca vais fazer de Pai Natal”. E era verdade, depois lembrei-me que um dos meus anúncios metia um Pai Natal. Enquanto não começava, ele contava umas piadas sobre precisar de um cordel para segurar a pilinha devido à idade.
Outra personagem muito interessante era uma rapariga que fazia teatro para crianças e que tem daquelas vozes muito animadas. A piada desta rapariga era dançar enquanto falava nas locuções, e também dançar enquanto não falava. Basicamente estava sempre a dançar. Entretanto explicou-me que fazia teatro para crianças, porque fazer teatro para adultos é muito chato.
Mas a parte mais gira foi resolver finalmente o enigma da Voz Off. Uma voz off é aquela voz seca e extremamente forte que aparece no final dos anúncios. Sempre me interroguei se as pessoas que fazem voz off falam constantemente em voz off. E a resposta é “SIM”. Andava pelos estúdios um Homem a falar constantemente em voz off e a dizer piadas porcas. A representante espanhola da nossa cliente demorou algum tempo a parar de rir.

É um previlégio de que nem todos se podem gabar: ouvir uma anedota porca em voz off.
Apareceram também dois rapazes muito radicais que fazem vozes mais “cool”, um deles dos morangos com açucar. Não me perguntem o nome da personagem que eu não sei.
Mas a parte mais cómica do dia foi quando conheci a voz do Canal Panda. Sabem aquelas vozes extremamente fininhas, muito infantis, muito queridas e muito entusiasmadas dos desenhos animados do canal panda? Pois, eu tive a hipótese de assistir a isso.
E o rapaz que fazia as vozes era nada mais nada menos do que um modesto brutamontes com uns piercings, uma tshirt ao estilo Cheguevara, cabelos compridos como um bom revolucionário e músculos que metiam medo a qualquer um. Pondo tudo isto de parte era um bacano que nos esteve a contar da peça de teatro em que participava.
Depois há também todas aquelas situações que imaginam, uns anúncios saem bem ao fim de 3 ou 4 tentativas, outros demoram horas para se definir o que se quer. A única parte chata é escolher as músicas para se pôr nos anúncios. Aí temos de os rever 10, 20, 30, as vezes que forem necessárias.
Mas o 1º dia no estúdio é sempre muito interessante


1 Comments:

Blogger JOANA said...

oh freak... vê se fazes textos mais pequenitos... que se não nunca mais acabo de ler :(
E outra coisa... Quem te disse a ti, que eu não dou valor aos hetero's?! Aliás... Eu dou tanto valor, tanto valor, que os deixo livres como uns passarinhos, para nunca mais voltarem! :D

3:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home